Estive pensando algum tempo no conceito de evolução e de como cada consciência evolui graduadamente. Mas e aquelas consciências que retrocedem da evolução, regridem a um nível consciência mais baixo, menos lúcido?
Vou tentar mostrar como o retrocesso apenas existe quando não se observa o todo.
Olhem como é fascinante este "mecanismo" da evolução. Imagine que uma consciência tenha evoluído à um certo nível, mas logo depois tenha um retrocesso, caindo nos mesmos maus na qual tinha já superado. Depois de algum tempo ela evolui novamente e depois de mais algum tempo um novo retrocesso.
Depois de algum tempo entre avanços e retrocessos ela finalmente consegue sair deste ciclo. É parecido com aquelas pessoas que conseguem parar de fumar apenas após a terceira ou quarta tentativa.
Se para esta pessoa conseguir parar de fumar foram necessárias 3 ou 4 tentativas, não seria cada fracasso um caminho necessário para se conseguir parar de fumar? Em outras palavras, não seria cada retrocesso da consciência totalmente necessário para que ela conseguisse efetivamente superar e evoluir de forma consistente?
Observando de forma mais abrangente, não existe nada que não seja a própria evolução, pois um retrocesso na evolução é a própria evolução em manifestação, seu caminho, sua jornada. Afinal, como poderia uma parte do caminho não ser o caminho?
Logo, mesmo sem evoluir estamos evoluindo :-)
Abraços espíritos em ascensão,