É certo: Evoluir é um desafio. Desafio principalmente porque não estamos sós, temos esposas, filhos, amigos, colegas de trabalho etc. Como não existe crescimento espiritual sem transformação, muitos acabam agindo como barreiras desta transformação.
Isso é normal e cumpre a função de servir como dificuldade para a consciência se adiantar. Sem isso, ficaria muito fácil e a consciência não se transformaria de forma profunda, verdadeira.
Nestes casos, onde nem mesmo a família apoia essa transformação e muitas vezes acaba jogando na nossa cara nossas falhas precisamos ter uma coisa em mente: A evolução é individual e cada consciência tem responsabilidade sobre ela. Não importa se a família não vai evoluir da mesma forma, no final cada consciência terá que arcar com seu adiantamento, sozinha. Então foco na sua evolução e não deixe que barreiras, mesmo as familiares o atrase. Não deixe de estudar ou frequentar algo que possa acelerar sua evolução porque terá que ir sozinho ou porque terá que abrir espaço para conseguir um tempo para isso. É o desafio da consciência buscando.
Isto pode soar como um ato egoísta....talvez, mas não vejo desta forma. É por isso que digo que a evolução, apesar de individual, não é individualista, pois trará beneficio real as pessoas próximas. Elas perceberão a mudança e reagirão a isso. Serão "forçadas" a experimentar o sentimento de mudança. Ao buscar a luz, esta luz inevitavelmente irá refletir sobre todos a sua volta. O problema que causará também sombra nos defeitos, mas isso é natural e deve ser encarado com lucidez, sempre respeitando o momento evolutivo de cada consciência em manifestação.
Não fique triste se a pessoa próxima de você não o apoiar no seu caminho, se ela não experimenta do mesmo momento evolutivo não tem como ela se comportar da mesma maneira e buscar as mesmas experiências, tudo no seu tempo.
É isso. Um abraço de Luz!