Mandamentos para a humildade de Madre Tereza de Calcutá


Mandamentos para a humildade de Madre Tereza de Calcutá


1-   Falar de si tão pouco quanto for possível.

2- Ocupar-se dos seus próprios assuntos.

3- Evitar a ociosidade.

4- Não querer resolver os problemas dos outros.

5- Aceitar as contradições com bom humor.

6- Ignorar as falhas alheias.

7- Aceitar a condenação mesmo quando se está com a razão.

8- Ceder à vontade dos outros.

9- Aceitar insultos e injúrias.

10- Aceitar ser preterido, esquecido e desprezado.

11- Ser gentil e amável mesmo quando nos provocam.

12- Não procurar ser admirado e amado.

13- Não se entrincheirar atrás da própria dignidade.

14- Ceder nas discussões mesmo quando se tem razão.

15- Escolher sempre o mais difícil.

Símbolo Verdadeira Lucidez... Um conceito inicial




Neste caminho novo que se abre, tem vindo à mim muitas vezes a ideia de criar um símbolo que represente este caminho para a verdadeira lucidez. O conceito acima foi proposto pelo Gustavo de Sousa Rogério e achei muito legal.

A lucidez e esse vislumbre que ocorre ao reconhecermos cada consciência como manifestação máxima de si mesmas é dada pelas listras na cabeça:



A aceitação à manifestação da consciência é retratada pela reverência na postura do ser lucido. O corpo do bonequinho representaria então o caminho da base até a verdadeira lucidez.



Achei legal o conceito. Se alguém tiver outra sugestão, ficaria muito feliz.

Segue uma concepção metalizada do símbolo.




 É isso, um abraço de luz!








 


Comer ou não Carne - Uma Visão Lúcida





Comer ou não comer carne? Uma análise lúcida sobre o assunto:

Recentemente tenho convertido minha alimentação ao vegetarianismo por algumas razões. É realmente interessante como as pessoas reagem quando digo que não como carne e dezenas de gozações acontecem, o que particularmente me diverte muito. :-)

Sempre tentam me convencer a voltar a comer carne, e como eu adoro comer carne, a situação fica um pouco mais difícil.

Em alguns casos os vegetarianos assumem uma postura agressiva com os carnívoros e a situação fica mais tensa. Mas o que a verdadeira lucidez responderia? Comer ou não carne?

A resposta está totalmente amarrada no motivo que leva alguém a ser ou não vegetariano.

Qual seria a atitude certa?

Veja, ao conversarmos com um vegetariano, ele terá em sua bagagem argumentos muito bons sobre o mal de comer carne, as consequências ao organismo e ao mundo. Todos argumentos muito bons, mas....

É importante ter em mente que somos movidos ao que toca nosso coração, nossos valores. Não importa se o argumento é maravilhoso, se não toca aquele coração de nada adianta.

Existe um documentário feito pelo Paul McCartney chamado Glass Wall. Nele ele explica como é feito o fluxo de processamento dos animais, os abatedouros, etc. Quando eu vi aquilo, não consegui mais comer carne sem um peso muito grande. É um documentário muito forte.

Amigos meus viram também, alguns nem conseguiram olhar e continuaram a comer carne. Outros viram e não ligaram. Então qual o certo?

A resposta lúcida é que não existe certo ou errado, uma vez que a motivação para continuar a comer ou não carne nasce da consciência no que diz respeito a sua sensibilidade e talvez até adiantamento espiritual.

Como posso eu dizer que é errado comer carne para alguém que não tem tal sensibilidade, ou que tenha nascido no campo acostumado a ver a sua  família preparar as galinhas (que são uma delicia infelizmente...).

O vegetariano que defende desta forma, não defende de uma forma lúcida, pois não consegue entender que todos são uma manifestação de si mesmos, em sua amplitude moral e espiritual.

Não existe um único átomo de julgamento na verdadeira Lucidez. Tudo está infinitamente no seu lugar, se manifestando e mudando, evoluindo passo a passo.

Claro que a busca dos vegetarianos em conscientizar é sempre bem vinda, mas quantos o fazem montados em seu próprio orgulho e julgamento e isso é perfeitamente normal à esta consciência, pois agir assim é a forma com a qual ela consegue se manifestar.

Finalizando: Vegetarianos, compartilho o mesmo sentimento, mas se possível for e se estiver em sua possibilidade compreender um pouco sobre a Verdadeira Lucidez, entenda que não podes cobrar uma postura dos outros diferente da que existe internamente em você, e vice-versa.

 Um abraço de luz para todos vocês, óh consciências em ascensão.

A evolução é individual, não individualista





É certo: Evoluir é um desafio. Desafio principalmente porque não estamos sós, temos esposas, filhos, amigos, colegas de trabalho etc. Como não existe crescimento espiritual sem transformação, muitos acabam agindo como barreiras desta transformação.

Isso é normal e cumpre a função de servir como dificuldade para a consciência se adiantar. Sem isso, ficaria muito fácil e a consciência não se transformaria de forma profunda, verdadeira.

Nestes casos, onde nem mesmo a família apoia essa transformação e muitas vezes acaba jogando na nossa cara nossas falhas precisamos ter uma coisa em mente: A evolução é individual e cada consciência tem responsabilidade sobre ela. Não importa se a família não vai evoluir da mesma forma, no final cada consciência terá que arcar com seu adiantamento, sozinha. Então foco na sua evolução e não deixe que barreiras, mesmo as familiares o atrase. Não deixe de estudar ou frequentar algo que possa acelerar sua evolução porque terá que ir sozinho ou porque terá que abrir espaço para conseguir um tempo para isso. É o desafio da consciência buscando.

Isto pode soar como um ato egoísta....talvez, mas não vejo desta forma. É por isso que digo que a evolução, apesar de individual, não é individualista, pois trará beneficio real as pessoas próximas. Elas perceberão a mudança e reagirão a isso. Serão "forçadas" a experimentar o sentimento de mudança. Ao buscar a luz, esta luz inevitavelmente irá refletir sobre todos a sua volta. O problema que causará também sombra nos defeitos, mas isso é natural e deve ser encarado com lucidez, sempre respeitando o momento evolutivo de cada consciência em manifestação.

Não fique triste se a pessoa próxima de você não o apoiar no seu caminho, se ela não experimenta do mesmo momento evolutivo não tem como ela se comportar da mesma maneira e buscar as mesmas experiências, tudo no seu tempo.

É isso. Um abraço de Luz!

Ser evoluido é ser melhor?





   Naturalmente utilizamos de forma estranha o conceito de evolução e vinculamos a ideia de que um ser evoluído é melhor que um ser não evoluído. No Caminho da verdadeira Lucidez, esta forma de pensar acaba por não fazer muito sentido e logicamente vou mostrar por quê.
 
Poderia dizer que Jesus é melhor que eu? Sinceramente, acredito que não. Sei que tal afirmação pode assustar e muitos me contestarão: "Então está se comparando a Jesus? Que absurdo!!"
 
Calma pessoal, não estou me comparando a Ele. Vamos colocar esta situação de uma outra forma: Imagine um bebê e uma pessoa instruída, estudada já com seus 60 anos, com experiência. Então eu faço a pergunta: Quem é melhor?
 
Como assim? Como pode-se comparar um bebê a uma pessoa que já viveu muito mais?
 
Uma consciência evoluída não é melhor do que uma que se encontra em um nível evolutivo menor, é apenas diferente.
 
Jesus, um espírito muito avançado já não necessitava reencarnar quando veio à terra, ou seja, já era uma consciência que experimentou muito mais e provavelmente existe a muito mais tempo.
 
Mesmo que duas consciências se adiantem moralmente em velocidades diferentes, uma nunca será melhor que outra. O conceito de melhor ou pior está vinculado ao orgulho, ao ego e estes, no Caminho da Verdadeira Lucidez devem ser dizimados.
 
Analisando especificamente dentro do Caminho da Lucidez e dentro do que compõe esta filosofia de vida sabemos que cada consciência se manifesta na amplitude de suas possibilidades e entendimentos. Fuja desta forma de pensar, em escala de superioridade. Espíritos superiores não são melhores, mas diferentes.
 
Jesus não é melhor ou pior que nós, mas diferente, igual mas diferente. :-)

mas esta é somente um ponto de vista, uma forma de pensar, sem afirmações ok?

Abraços de Luz, irmãos em evolução infinita,

A Polidez - Estranha virtude

 

Esta é, ao meu ver, a porta de entrada para todas as demais virtudes. É esta uma das ferramentas mais formidáveis e controvérsias para o aprimoramento dos que buscam o caminho da verdadeira lucidez.

Do livro "Pequeno tratado das grandes virtudes":

“Comparada com outras virtudes – o amor, coragem, a justiça, moderação – a polidez é considerada uma ‘virtude menor’, porém, é necessária para a boa convivência humana. Ela é a primeira virtude, e talvez a origem ou base de todas elas. É verdade que é a mais superficial, a mais discutível, mas, ela parece ser a porta de entrada para se aprender as outras virtudes".

 Mas o que seria esta formidável virtude? Veja como ela é doida. A polidez é o ato de polir a si mesmos. Simples não? Bom, nem tanto pois ela tem algumas particularidades: Imagina que você queira ser paciente, então você irá fingir ser paciente :-)
 
 Esta é a característica que torna essa virtude estranha, pois, como pode ser uma virtude se precisamos fingir ser algo que não somos? Muitas coisas são conforme o ponto de vista empregado.
 
 Se pegarmos uma pedra bruta, lapidarmos e depois passar por um processo de polidez ficando linda, podemos dizer que a pedra bruta sempre foi linda, não? Seria uma mentira então este fingimento?
 
Então a polidez é um fingimento para a Luz e a grande mágica ocorre quando atuamos assim por um tempo a verdadeira natureza da consciência floresce e o brilho verdadeiro acontece.
 
É diferente de quando contamos uma mentira por muito tempo de algo que não aconteceu, seria mais como contar uma mentira de algo que sabemos que ocorrerá no futuro, afinal todos nós não seríamos o próprio Deus em manifestação?
 
Para as consciências que despertaram e procuram a luz, a verdadeira lucidez, esta é uma barbara ferramenta (e ainda bem que existe algo assim) para a auto modificação e o aprimoramento da moral espiritual.
 
Mas é só uma ideia, uma forma particular de enxergar as coisas, sem nenhuma afirmação. Funciona!
 
Abraços de luz!


Lucidez variável



 
Não se engane. Ninguém tem a Lucidez absoluta neste mundo. Sinto também que a grande maioria não a tem nem em planos espirituais medianamente elevados. É algo tão sublime, reconhecer (pelo entendimento e pelo coração) que cada consciência em manifestação neste universo é um puro resultado de si mesmo, do seu nível de adiantamento moral.
 
Este tópico vai para a Lucidez Verdadeira e em como ela varia. Existem momentos que ela está tão afiada, dão viva no coração, mas em outros ela se torna rasa e turva.
 
Este é o desafio, manter a Lucidez Verdadeira o mais constante e forte possível. Ela se baseia em uma lógica muito forte e em um sentimento irrefutável. Nada é mais importante que este reconhecimento, pois dele nascerá o amor pelas demais manifestações das consciências na qual estamos tão envolvidos. E nada mais lúcido do que aceitar a própria falta de lucidez.
 
Está tudo tão infinitamente no seu lugar, que apenas nos resta sorrir, curvar a cabeça e pensar: Que Deus fofo!
 
Consciências em evolução, um abraço de luz,

O reloginho do amor




Existe uma forma muito espiritualista de pensar sobre a como vivemos nesta experiência pela terra.
 
E, no final das contas, o que realmente importa? Se pudéssemos espremer tudo o que diz respeito a espiritualidade e peneirar bem, o que encontraremos de mais valioso? Sem dúvida, na minha visão limitada, o que tem mais valor é o seu "reloginho do amor", em outras palavras, quanto de amor sua consciência foi capaz de sentir? Quanto do seu Odómetro do amor está marcando?
 



Quanto mais amor podemos sentir, quanto mais o odómetro do amor corre, menos existe o orgulho e o ego e mais espiritualizados somos, assim como mais resignados às vontades de Deus. O quanto de amor já passou no seu reloginho? Qual a sua capacidade ou qual a "quilometragem" de amor que está a marcar?

Existe um exercício de mestres budistas conhecida como "Reconhecimento Natural", utilizada pelos mestres para fazer brotar o amor ou, em outras palavras, fazer o seu reloginho correr mais rápido.




Esta técnica é simples e muito poderosa. Basta, no momento que estiver andando pelas ruas, focalizar uma pessoa. Fique olhando para ela e lembre-se que esta é uma consciência que está aqui para aprender, igual a você. Enquanto a observa, vá abrindo seu coração e se sintonizando à ela, reconhecendo a divindade que ali habita, a divindade que ali está. Vá manifestando carinho para esta consciência e logo estará fazendo o seu reloginho correr. Lembre-se da verdadeira lucidez e reconheça aquela consciência como pura manifestação do que ela é. Lembre-se que é e sempre será o melhor que consegue ser.
 
"Amai os outros como eu vos amei" É a máxima das máximas do Mestre Jesus e é, no final das contas o que realmente importa.

Um abraço de luz com muito carinho,

Oportunidades para a Evolução



Consciências no caminho da Luz, aqui vai um trecho do filme todo o poderoso 2. É uma das mensagens mais lindas que já vi. Tudo é uma oportunidade para a consciência evoluir. Bem aventuradas as consciências que estão no momento evolutivo de entender isso.

Abraço de luz e segue o video,

 

O Perdão



O que é o perdão para uma consciência no Caminho para a verdadeira Lucidez?
 
"Irmãos, vedes que não perdoar não faz sentido para aqueles que despertaram. Como podes não perdoar uma consciência que age por pura manifestação de si mesma, de seu nível evolutivo?"
 
Como podemos não perdoar? Não perdoar é inconsistente para aqueles que reconhecem cada consciência como o melhor que podem ser.
 
Explicando de outra forma, como não se perdoar algo oriundo da manifestação do nível evolutivo da consciência? Perdoar é então reconhecer e respeitar cada consciência. É abrir mão do orgulho e do ego. É avançar em rumo à luz. Perdoem meus irmãos.
 
Para as consciências que profundamente entendem a verdadeira lucidez, não existirá nada a ser perdoado pois tudo estará precisamente em seu lugar.
 
Abraço de luz,

Mostre, mas como uma flor





Para os que estão no caminho da Verdadeira Lucidez aqui segue uma forma na qual se deve mostrar tais ensinamentos para outras consciências.

Imagine que esteja mostrando, para um amigo, uma flor. Você a mostra, ele a observa e tira suas conclusões. Não faz sentido replicar qualquer que seja o comentário dele. Se ele gostar, ótimo, se não, o que irá fazer, forçar isso? Esta é a forma Lúcida que se deve mostrar qualquer coisa para alguém, como uma flor.

É assim que coloco todos os preceitos do Caminho para a Verdadeira Lucidez. A forma como a consciência interpretará o que aqui está escrito será um resultado do nível evolutivo daquela consciência, apenas isso. Mostrem o que acredita para os outros, mas como se estivesse mostrando uma flor.

Abraços,

Buda Hotei




Buda Hotei ficou conhecido pelo fato de não dizer nenhuma palavra e, após a iluminação passou somente a rir. Ele ria de tudo. Se perguntassem sobre algo ele ria, se não perguntassem nada ele ria. Passou a rir e fazer as pessoas rirem com isso. 

Acredito que isto fica mais claro quando olhamos sob uma perspectiva da verdadeira lucidez. Se já olharam o post onde explico no que essa filosofia da Verdadeira Lucidez se baseia ( a falta de controle sobre nossas escolhas ), fica fácil acharmos uma forma de contextualizar isso. Hotei, depois da iluminação provavelmente adquiriu uma Lucidez absurda. Ao olhar para as pessoas e as entender, do fundo do coração, como manifestação pura de suas consciências, o que mais podia fazer a não ser rir? Rir de toda esta conjuntura divina, da evolução de cada consciência e do caminho absoluto e universal que cada uma teria que passar. 

Se perguntassem sobre a iluminação, ele ria. Ria pois sabia que aquela pergunta era patrocinada pelo íntimo daquela consciência em procurar a luz, mas sabia que tal resposta não muito ajudaria devido a limitação delas naquele momento. Rindo reverenciava todas as manifestações das consciências na qual tinha contato e as aceitava, transmitindo a alegria, sendo talvez naquele momento a forma mais efetiva de se ajudar no aprimoramento de cada um, respeitando o momento delas.


Caso já tenha iniciado os passos em rumo à Verdadeira Lucidez e conseguir efetivamente aplicá-la, mesmo que um pouco, o que fazer quando alguém o contraria, ataca, fere? O que fazer quando se entende que aquela consciência é pura manifestação de si mesma, de seu momento evolutivo? Não dá vontade de Rir? Costumeiramente sempre dou uma risadinha quando me vejo em uma situação dessas e minha Lucidez está um pouquinho melhor (e como é difícil manter um mínimo de lucidez para isso...).

É isso, riam dessa maluquice que é estar evoluindo infinitamente, riam em agradecimento pela oportunidade de despertar para o espírito e riam de si mesmos, com resignação, na limitação com as quais lidam nossas consciências em evolução.

Abraços,


A evolução que existe em Retroceder





Estive pensando algum tempo no conceito de evolução e de como cada consciência evolui graduadamente. Mas e aquelas consciências que retrocedem da evolução, regridem a um nível consciência mais baixo, menos lúcido? 

Vou tentar mostrar como o retrocesso apenas existe quando não se observa o todo.

Olhem como é fascinante este "mecanismo" da evolução. Imagine que uma consciência tenha evoluído à um certo nível, mas logo depois tenha um retrocesso, caindo nos mesmos maus na qual tinha já superado. Depois de algum tempo ela evolui novamente e depois de mais algum tempo um novo retrocesso.

Depois de algum tempo entre avanços e retrocessos ela finalmente consegue sair deste ciclo. É parecido com aquelas pessoas que conseguem parar de fumar apenas após a terceira ou quarta tentativa.

Se para esta pessoa conseguir parar de fumar foram necessárias 3 ou 4 tentativas, não seria cada fracasso um caminho necessário para se conseguir parar de fumar? Em outras palavras, não seria cada retrocesso da consciência totalmente necessário para que ela conseguisse efetivamente superar e evoluir de forma consistente?

Observando de forma mais abrangente, não existe nada que não seja a própria evolução, pois um retrocesso na evolução é a própria evolução em manifestação, seu caminho, sua jornada. Afinal, como poderia uma parte do caminho não ser o caminho?


Logo, mesmo sem evoluir estamos evoluindo :-)


Abraços espíritos em ascensão,